Oficina



"O ATOR COMO INSTRUMENTO DO SEU OFÍCIO"
Oficina de Formação Teatral

CARGA HORÁRIA TOTAL: 120 horas
MINISTRANTE: Jeanine Rhinow
PÚBLICO ALVO: Jovens, a partir de 16 anos e adultos interessados na ampliação de conhecimentos teatrais e na profissionalização teatral.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20 (vinte)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 29 de abril a 28 de agosto de 2019. As aulas serão semanais, com encontros duas vezes por semana, às segundas e quartas feiras das 19h às 22h. Cronograma detalhado abaixo.
LOCAL: Casarão das Palmeiras, 88 – Centro, São Francisco do Sul/SC


Com 27 anos de atuação profissional no teatro em diversas funções como atriz, figurinista, diretora, autora, professora, produtora, Jeanine Rhinow, formada em Artes Cênicas – interpretação teatral- pela PUC/PR em 1990 e pós-graduada em Produção da Arte e Gestão da Cultura em 2014, desenvolveu um método próprio de ensino baseado na percepção do ator como um todo. A consciência corporal visando uma preparação do corpo sem danos físicos e melhor aproveitamento da bagagem e características corporais de cada indivíduo, a consciência espacial visando uma interação inteligente com o espaço cênico que resulta numa total atenção do entorno embora focado na interpretação, a noção psicológica provinda de análise de personagens e situações, que permite através da empatia, a colocação do ator no universo da personagem e lhe permite acessar emoções que serão usadas para compor essa personagem.

Para isso foram repassadas técnicas corporais, vocais, feitos estudos de textos e desenvolvidos exercícios de improvisação e interpretação. Todas as técnicas e estudos terão partes teóricas e práticas. Serão fornecidas fontes bibliográficas e filmografia básica para aprofundamento dos estudos.

Programa:

Breve história do teatro – busca dar uma noção da origem e desenvolvimento do teatro, passando por vários movimentos e momentos históricos. Objetivo: identidade cultural e noção de pertencimento através da apropriação de informações pertinentes ao entendimento da arte teatral;

Noções de psicologia – estudos básicos de psicologia para aplicação na construção de personagens. Objetivo: conhecimento da mente humana, autoconhecimento, capacidade de colocar-se no lugar de outrem (empatia), capacidade de analisar os textos e situações, personagens, suas emoções, encontrar os subtextos e entrelinhas contidos nos mesmos. E finalmente capacidade de utilizar suas bagagens emocionais para acessar a emoção de personagens, através do resultado obtido dessas análises.

Expressão corporal e vocal – conhecimento teórico e prático do corpo, sistema respiratório, muscular e ósseo, utilizando diversas técnicas para aquecer, preparar, ativar e relaxar corpo e voz. Objetivo: deixar o ator apto a utilizar seus recursos corporais e vocais com qualidade e propriedade, sem correr riscos de danos físicos e esforços desnecessários, tornando-o consciente da totalidade do seu corpo.

Exercícios de improvisação e interpretação - criação de personagens e situações, leituras e estudos de textos. Objetivo: apropriação de todo o conhecimento adquirido na oficina a fim de utiliza-lo nos exercícios propostos nessa fase do processo.


Procedimentos metodológicos:


Aulas teóricas e práticas em sala de aula. Estudos de casos, leitura estudos de textos, exercícios práticos e aplicação do conhecimento obtido como experimentação na prática do ator.





Nenhum comentário:

Postar um comentário